DIY: Faça sua Árvore de Natal em MDF

17 de dezembro de 2019
arvore1-1280x720.png

Einhell: Faça Você Mesmo!
Que tal aprender a fazer uma árvore de natal usando MDF, tintas, enfeites que você tenha em casa e com a ajuda de ferramentas Einhell?

MATERIAIS

Para construir este projeto você vai precisar:
  • Duas placas de MDF de de 9 mm medindo 30 cm x 45 cm
  • Serra Tico-Tico TC-JS 60 E – com lâmina de corte curvo
  • Lixadeira Orbital TC-OS 1520
  • Microrretífica TH-MG 135 E
  • Soprador Térmico BT-HA 2000/1
  • Tinta Acrílica Verde (De sua preferência)
  • Tinta Acrílica Branca (Para o acabamento)
  • Pincéis, rolinho e esponja para acabamento
  • Enfeites diversos de natal (bolinhas, pingentes ou mini pinhas) com fio ou linhas para amarrar.

PASSO 1: MOLDE

Faça um molde de papel da sua árvore do tamanho que você deseja. No nosso caso aqui, estamos usando um molde que pode ser recortado dentro de uma peça de MDF de 9 mm com 30 cm de largura por 45 cm de altura. O desenho da sua árvore pode ser feito por você mesmo numa folha de cartolina ou papel pardo, como fizemos. O importante é que a parte da base seja mais larga que o topo, para manter o equilíbrio ao encaixar as duas partes.

PASSO 2: RECORTE

Usando a Serra Tico-Tico TC-JS 60 E recorte o MDF já riscado no formato da árvore escolhida. Ao cortar será preciso fazer um recorte no centro da árvore até o meio da peça, com no máximo 10 mm de espessura. Este corte tem que acompanhar a espessura do seu MDF, se você usar um de 6mm, o corte ou vinco central não poderá ultrapassar 7 mm de largura. É por meio deste vinco que você vai encaixar as duas partes da sua árvore.
Uma peça deve ter um vinco feito da base até o meio. A outra peça, para que haja encaixe e sustentação, deverá ter o vinco central feito do topo até o meio. O comprimento do vinco nas peças deve permitir que ao encaixar as duas partes, elas fiquem na mesma altura, equilibradas sobre uma base (mesa por exemplo).

PASSO 3: LIXE

Depois de fazer todos os recortes das peças é hora de lixar. Usando uma Lixadeira Orbital TC-OS 1520 e uma lixa 120 mm trabalhe em toda a superfície das duas faces das duas peças.

Use a lixadeira num mesmo sentido sempre, para facilitar o acabamento na hora da pintura. Como o MDF não possui veios, experimente lixar do topo para a base em todas as faces.

PASSO 4: USANDO A MICRORRETIFICA PARA DAR ACABAMENTO

Nesta etapa você pode usar a Microrretifica TH-MG 135 E para iniciar o acabamento! Usando uma das lixas que acompanham esta ferramenta ( quem vem com 189 acessórios) desbaste um pouco os vincos centrais das duas peças para que eles encaixem perfeitamente.

PASSO 6: PINTURA

Depois de lixar e montar sua árvore chegou a hora de pintar e dar os toques finais. Você pode escolher uma tinta que seja de boa fixação em MDF, neste projeto utilizamos uma tinta verde acrílica fosca espalhada com um pincel.

DICA: UTILIZE O SOPRADOR TÉRMICO PARA AGILIZAR A SECAGEM DA TINTA

Para ter um melhor acabamento dê duas demãos de tinta verde.

Depois pode fazer um acabamento nas bordas superiores dos galhos com tinta branca acrílica brilhante, utilizando uma esponja.

PASSO 7: DECORAÇÃO

Agora sua árvore está pronta! escolha os enfeites que você mais gosta e utilizando linhas ou fitas, pendure nas pontas dos galhos!


REDES SOCIAIS



ENDEREÇO

Av. Benedito Storani, 1345
Vinhedo/SP – 13289-004