Insights da Fórmula 1: Einhell vai aos bastidores da equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1
Insights da Fórmula 1:
Einhell vai aos bastidores da equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1
Landau A. D. Isar, 22 de novembro de 2023 – Durante um fim de semana de corrida de Fórmula 1, a garagem de corrida da equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1 se torna um centro de atividades em volta dos carros. As demandas da mecânica são incrivelmente altas. Apesar dos muitos desafios, os mecânicos adoram o seu trabalho e pisam no acelerador nos fins de semana de corrida. Como especialista oficial em ferramentas da equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1, a Einhell recebe informações interessantes sobre a parceria.
Altas exigências da equipe
Os olhos do mundo da Fórmula 1 se voltarão para Abu Dhabi em 26 de novembro de 2023, quando as equipes retornarem do Circuito Yas Marina – pela 15ª vez – antes do Grande Prêmio de Fórmula 1 Etihad Airways Abu Dhabi, a última corrida do Temporada de 2023.
Como acontece antes de cada corrida, a oficina da Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team funcionará a todo vapor nos dias e horas que antecedem a ação em pista. Os mecânicos prepararão meticulosamente os carros de corrida para garantir que estejam em perfeitas condições. Ainda durante os treinos, a equipe faz diversos ajustes no carro, como na suspensão e na aerodinâmica, no esforço de melhorar o desempenho. Reparar qualquer dano sofrido pelo carro durante a corrida anterior é outro exemplo das muitas tarefas vitais que a equipe deve realizar para buscar o máximo desempenho. À medida que o relógio faz a contagem decrescente para a próxima corrida, os 60 técnicos – 22 dos quais são mecânicos, sendo os restantes engenheiros e técnicos de oficina – devem continuar o seu importante trabalho com absoluta precisão.
Ninguém sabe disso melhor do que Matt Deane, mecânico-chefe da equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1. “A área de oficina é uma parte dinâmica e crítica de um fim de semana de corrida de Fórmula 1, onde o planejamento cuidadoso e o trabalho preciso da equipe podem ter uma influência crucial no resultado da corrida. Toda a equipe está sob enorme pressão e enfrenta uma enorme variedade de desafios. Calendários apertados nos fins de semana de corrida, ter que lidar com diferentes fusos horários, mudanças nas condições climáticas e elevados níveis de estresse são apenas alguns dos fatores que impactam no nosso trabalho diário e exigem um elevado grau de resiliência. No entanto, a paixão pelo esporte e o amor pelos detalhes são elementos-chave do nosso trabalho. Temos que ser extremamente detalhistas se quisermos garantir que o carro esteja em perfeitas condições”, diz Matt Deane, esclarecendo o que está acontecendo.
A mecânica de precisão agradece as ferramentas sem fio confiáveis
É importante, então, que o Mecânico Chefe e a sua equipe possa confiar 100% nos produtos Einhell, como Especialista Oficial em Ferramentas da equipe. Como lembra Deane, “A Einhell estava perfeitamente preparada para a sua entrada na campanha da Fórmula 1 deste ano. Antes do início da temporada, tivemos uma formação extensiva sobre o produto com os especialistas em desenvolvimento da Einhell e conseguimos equipar a nossa garagem com energia sem fio, o que também nos ofereceu resistência e flexibilidade superiores. ” Isso porque ferramentas confiáveis garantem segurança em situações dinâmicas no box, onde cada ação precisa ser assertiva.
“Com a sua tecnologia Power X-Change, a Einhell oferece-nos a vantagem de utilizar a mesma bateria para diversas ferramentas. Isso significa que podemos trabalhar de forma mais rápida e eficiente em geral”, explica Matt Deane, acrescentando: “No ambiente da Fórmula 1, usamos constantemente ferramentas Einhell, como o soprador de folhas sem fio de 36 volts, nas condições mais difíceis. Os carros de corrida geram um calor incrível do motor de combustão e dos freios; estamos falando de freios que podem atingir até 500 graus quando o carro entra no pit lane – as temperaturas mais extremas. Isso significa que nossos mecânicos precisam resfriar os freios rapidamente com o soprador de folhas para garantir que os freios e as pinças sejam resfriados o mais rápido possível para evitar a absorção de calor do material do freio até as pinças. Os mecânicos poderão então voltar a trabalhar nos carros o mais rápido possível. O tempo é um fator crítico aqui, porque só temos alguns minutos disponíveis durante uma reviravolta na qualificação na garagem. Isso só funciona se as ferramentas oferecerem desempenho máximo. ”
À medida que a temporada chega ao fim, o fabricante de ferramentas Einhell, também reflete sobre o primeiro ano de sua parceria com a equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1. Markus Thannhuber, diretor de tecnologia da Einhell Germany AG, está muito satisfeito: “Nossos especialistas do departamento de desenvolvimento estão em contato constante com seus colegas da equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1. Entregamos aos engenheiros e mecânicos as melhores ferramentas para usar em situações extremamente exigentes. Utilizamos a experiência adquirida no box da Fórmula 1 para refinar nossos produtos de série. E, nossa última análise, são os nossos clientes finais que obtêm os maiores benefícios. ”