fbpx

Dia dos namorados: Faça uma bandeja de café da manhã

Que tal aprender a fazer uma bandeja de café da manhã para agradar seu amor neste Dia dos Namorados?
Abaixo vamos mostrar em fotos um passo a passo de como fazer esta bandeja com pezinhos, bem prática e útil. Depois a apresentação daquele café bem romântico fica por sua conta!!

O projeto pode ser implementado em apenas algumas etapas e com pouco material e é uma atividade agradável para você! 

Materiais:
1 – Um pedaço de madeira ou tábua de Pinus, MDF ou outra que queira aproveitar.
A bandeja tem 400 mm (largura) x 600 mm (comprimento)  x 42 mm (altura da borda)
Os pés têm 30 mm (largura) x 270 mm (comprimento) cada.
2 – Cola de madeira
3 – Parafusos e porcas
4 – Verniz transparente ou colorido para acabamento

Ferramentas:
Veja no final as ferramentas que vai usar neste projeto;
– Serra Tico Tico de Bancada
– Furadeira e Parafusadeira
– Lixadeira
– Varrito
Grampos
Régua, lápis e moeda

Etapa 1: Fazendo as marcações

O primeiro a fazer é fazer todas as marcações e cortes das peças nas medidas escolhidas. Depois de cortar as peças das laterais, base, e pés, pegue as réguas das laterais e comece a marcar o espaço das alças e dos recortes de encaixe das laterais, como mostram as fotos acima. Com a ajuda de um lápis, régua e moeda, isso é feito rapidamente, o tamanho da alça pode ser escolhido conforme desejado. No nosso exemplo, escolhemos uma altura de 20 mm e uma largura de 180 mm. Além disso, as conexões laterais são desenhadas antes, para que você faça os cortes e o encaixe fique perfeito.  

A parte superior das pernas da bandeja (elemento D) e a pequena peça de conexão (elemento E) são marcadas de acordo com as dimensões da figura, também com a ajuda de uma moeda. Obviamente, as marcações devem ser repetidas com mais frequência, de acordo com o número exigido por elemento.

Etapa 2: Cortar os elementos com a serra de rolagem

Após as marcações prontas, os elementos são cortados com cuidado na Serra Tico-Tico de Bancada. (veja modelo abaixo)
Você deve cortar com cuidado e exatamente ao longo das linhas. Aqui é necessário um trabalho preciso, pois isso garante mobilidade e encaixe um no outro. Mas a serra te ajuda, sendo uma ferramenta ideal par este tipo de trabalho.

Nota sobre a serra no meio da alça:
Para serrar a alça dos dois elementos A, faça um furo no meio com a broca sem fio. Em seguida, a lâmina da serra de rolagem é liberada e passada através do furo. Agora a lâmina é recolocada como antes e levada à tensão apropriada. O meio da alça pode ser cortado ao longo das linhas.

Etapa 3: Montagem das peças individuais

Agora, depois que os elementos individuais são trazidos para as formas apropriadas, a montagem segue. A estrutura superior (elemento A e B) é montada sem cola e colocada na base (elemento C). A estrutura é presa à parte base usando cola e grampos.

Para obter movimento nas pernas, as pequenas peças de conexão (elemento E) são presas aos suportes (elemento D). Para fazer isso, faça um furo centralizado no arredondamento das duas partes e passe um parafuso. Os parafusos são fixados com uma porca.

Para estabilização, os suportes de conexão (elemento F) são fixados entre os suportes na área marcada e presos com parafusos de madeira.
O pequeno elemento E é então fixado na parte inferior da base com cola (veja a figura). As pernas estão agora montadas na bandeja e a montagem dos elementos individuais da bandeja está concluída

Etapa 4: Sutilezas finais

O projeto agora está nos toques finais. É hora de deixar essa bandeja de café na cama (DIY) linda. Para isso, use a Varrito, nossa ferramenta multifuncional à bateria  na função lixar.  Faça o acabamento lixando em todas as superfícies da bandeja. Após o lixamento é hora de invernizar. Você pode decidir se deseja usar um verniz claro ou colorido. No entanto, tome cuidado para garantir que o verniz seja adequado para contato com os alimentos.