fbpx

Faça você mesmo: fruteira de madeira fácil e rápido

Sua mesa na cozinha ou a mesa de centro numa sala pode ficar muito charmosa com essa fruteira de madeira simples, bonito e fácil de fazer. Claro, fácil para quem já tem habilidade e facilidade com o uso de ferramentas. Este projeto usa serra circular ou de fita para cortar a madeira na largura que você deseja sua peça,  uma furadeira para marcar o inicio dos cortes, a serra tico tico de bancada para modelar e lixadeira para finalizar.

Vamos lá?

Materiais:
1 – Um pedaço de  MDF de 25 cm x 25 cm ou do tamanho que desejar.
2 – Cola de madeira
3 –  Molde de Papel com fita adesiva
4 – Verniz transparente ou cera, para o acabamento que preferir.
5 – Lixa

Ferramentas:
Veja no final as ferramentas que vai usar neste projeto:
– Serra Tico Tico de Bancada
– Furadeira e Parafusadeira
– Lixadeira
– Serra Circular ou de Fita

Etapa 1: o modelo

Primeiro, procuramos um modelo adequado para o projeto, você pode imprimir ou desenhar. Se você ainda não trabalhou com a serra tico tico de bancada, recomendamos a escolha de um modelo bastante simples para a primeira fruteira. 

Depois do modelo escolhido, cole com fita adesiva em cima do pedaço de madeira de mesmo tamanho. Pode usar uma camada de plastico adesivo por cima para deslizar melhor o corte (contact).

Etapa 2: a pré-perfuração

Neste momento você deve usar uma furadeira para fazer um furo em cada linha de corte da peça. O furo deve ser de aproximadamente 1,5 mm e servirá de ponto de partida. Assim estamos prontos para começar. Vamos prender agora a lâmina de serra redonda no braço inferior da serra tico tico de bancada. Em seguida, guiamos a lâmina de serra pelo orifício mais interno. A fita transparente mantém firme o modelo e os anéis externos. A lâmina de serra agora também pode ser fixada nesta etapa.

Etapa 3: a serra

Uma vez concluídas essas etapas, podemos começar a serrar. Talvez você faça alguns cortes de teste com a serra antes. Nós sempre vamos de dentro para fora. Não se apresse, porque quanto mais limpo você fizer o corte, melhor a concha ficará mais tarde. Depois, os restos do modelo e a fita adesiva podem ser removidos.

Etapa 4: Lixando e modelando

Apesar de toda a precisão, pequenas rebarbas podem ficar nos anéis ou segmentos individuais após o corte. Mas para tornar a sua fruteira final bem simétrica, lixe até ficar do seu gosto. Aqui usamos uma lixadeira sem fio Einhell para isso, mas você também pode fazer esse acabamento com a Microrretífica Einhell.

Etapa 5: colagem

Antes de colar as fatias individuais, coloque-as em teste, para ver se quer colá-las desta maneira mais tarde. Se tudo parecer bom, finalmente pode colar as peças. Como apenas os cantos se sobrepõem, é suficiente aplicar cola apenas nos pontos de contato.

E depois de deixar sua linda fruteira secar, ela estará pronta para ser usada! Se quiser, é claro que você pode pintar a sua peça em outra cor desejada. Seja como uma fruteira ou como uma tigela decorativa, esta peça de trabalho é certamente um verdadeiro atrativo.