fbpx

Marcenaria Einhell: Aprenda a fazer um banco caipira

No sexto episódio da websérie Marcenaria Einhell, o professor Fernando vai te ensinar a construir um banco caipira bastante versátil para colocar aonde quiser – fora ou até mesmo dentro de casa. Você aprenderá a fazê-lo em pequena escala, e poderá reproduzi-lo em escala maior, de acordo com seu gosto e/ou necessidade.

Para este projeto, você vai precisar de:

• 2 pedaços de madeira pinus 24,5 cm x 57,5 cm
• 1 pedaço de madeira pinus 24 cm x 1,23 m
• 16 Parafusos Chipboard 40 mm (banco menor)
• 25 Parafusos Chipboard 40 mm (banco maior)
• 1 lata de Polistein Imbuia ou Transparente

No quesito ferramentas, utilizamos as seguintes:

• Serra Circular TE-CS 18/165 Li Solo
Serra Circular de Bancada TC-TS 2025/1 U
Serra Tico-Tico TC-JS 18 Li Solo
Parafusadeira/Furadeira TE-CD 18/40 Li +69
Parafusadeira/Furadeira TC-CD 18/35 Li
Lixadeira Orbital TC-OS 18/187 Li Solo

PASSO A PASSO

  1. Desenhando referências: faça uma linha de 7 mm com 15 mm paralelas em todas as bordas do tampo (assento), frente e verso. (Imagem 1) Clique aqui e baixe o pdf do projeto.
  2. A peça de reforço central deverá ficar com as seguintes medidas: 9 cm de largura x 27 cm de comprimento. Desconte as duas espessuras dos pés. (Imagem 2)
  3. De os cortes que serão feitos nas peças a serem utilizadas como pés: marque 10 cm de linha central, 5 cm de referência na linha debaixo para cima; na linha de borda, marque 5 cm à direita e 5 cm à esquerda da linha central; ligue os pontos, formando um V; na parte superior dos cantos direito e esquerdo, você fará o encaixe dos reforços; faça um retângulo com 5 cm de altura x 1,5 cm de largura.
  4. É muito importante que, tanto os pés quanto o tampo, sejam desenhados na face da frente e de trás, para facilitar o corte com a serra tico-tico.
  5. Uma das tábuas ficará inteira, que é o assento. A segunda tábua, por sua vez, divida ao meio no sentido do comprimento, para fazer os pés.
  6. Corte a terceira tábua em duas peças de 5 cm x 30 cm, e mais uma peça de 9 cm x 30 cm, para reforços laterais e central. (Imagem 3)
  7. Na linha de 7 mm, marque 5 cm da borda para dentro na linha referente à largura.
  8. Marque 6,5 cm da borda para dentro na linha referente à linha central do comprimento.
  9. Faça o pré-furo com o tampo (assento) apoiado sobre uma madeira, para evitar que a parte de baixo do MDF estoure.
  10. Nas peças do pé, marque a linha central referente à altura. Marque com 4,5 cm o furo de fixação do apoio central. (Imagem 4)
  11. Coloque os dois pés com o triângulo para baixo e apoie o tampo.
  12. Com o tampo apoiado e com pré-furo já feito, alinhe as peças, inserindo os reforços laterais. No momento, não precisa do reforço central.
  13. Utilize o furo do tampo para fazer o furo na peça de baixo. Insira um parafuso passando de uma peça para outra sem o aperto total, porque, se você apertar, o pé vai girar e tirar todo o alinhamento das peças.
  14. Faça o segundo furo, insira o parafuso e dê o aperto final, pois o primeiro parafuso está servindo de trava e não deixará a peça girar.
  15. Com os dois pés fixos, trave o reforço lateral utilizando os furos de referência; faça o mesmo procedimento anterior de fixação.
  16. Vire o banco com o tampo apoiado, e utilize as linhas de referência do centro para alinhar o reforço. Para fixar, utilize os furos do tampo como referência novamente e realize o processo de fixação começando pelas laterais, a fim de evitar que a peça desça quando você for furar de cima para baixo. Lembrando que, nas laterais, não deve ser dado o aperto final, apenas passe o parafuso de uma peça para outra, para evitar o giro da peça.
  17. Deixe todos os parafusos rebaixados no assento.
  18. Lixar todas as superfícies.
  19. Utilizar o produto de sua preferência, como verniz, Polistein, tinta à base de água ou solvente, betume, gel envelhecedor, pastilhas de parede etc., e use a criatividade para dar um acabamento ao seu banquinho.

Os episódios da websérie Marcenaria Einhell são lançados de um a dois por mês, de segunda-feira, preferencialmente às 21h, no canal da Einhell Brasil no YouTube. Gostou? Então, clique aqui e se inscreva para ser avisado dos próximos episódios. Nos acompanhe, também, em nossas redes sociais – Facebook, Instagram e LinkedIn – e fique sabendo em primeira mão todas as novidades sobre nossas ferramentas e lançamentos de produtos.

Até a próxima!

Related Posts