fbpx

Marcenaria Einhell: Aprenda a fazer um porta-temperos

No oitavo episódio da websérie Marcenaria Einhell, o professor Fernando vai te ensinar a construir um porta-temperos pra você complementar sua cozinha ou até mesmo sua área gourmet, o local onde você faz seu churrasco.

Para este projeto, você vai precisar de:

• 1 pedaço de madeira pinus 19,5 cm x 148 cm
• 1 caibro de 7 cm x 7 cm x 40 cm
• 1 cavilhão 15 mm x 50 cm
•  12 potes de vidro com tampas de 6,5 cm
•  24 parafusos 3×12 ou 4×12
•  4 parafusos Chipboard 4×40
•  Cola branca
•  1 lata de Polisten transparente

No quesito ferramentas, utilizamos as seguintes:

Serra de Esquadria TC-SM 2131/1 Dual
Serra Tico-Tico TC-JS 18 Li Solo
Lixadeira Orbital RT-OS 30
Parafusadeira/Furadeira TE-CD 18/40 Li +69
Parafusadeira/Furadeira TC-CD 18/35 Li

PASSO A PASSO

  1. Corte o pedaço de pinus nos seguintes tamanhos: duas peças de 30 cm x 19,5 cm x 2 cm, uma peça de 37 cm x 19,5 cm x 2 cm e uma peça de 19,5 cm x 7 cm (esta peça deve ser cortada na sobra do material, para ter espaço para fixá-la no momento do corte). Imagem 1. Clique aqui e baixe o pdf do projeto.
  2. Faça um corte no caibro após a montagem das laterais para pegar as medidas.
  3. Faça um corte no cavilhão no momento da montagem para ter a medida exata, tanto para a fixação na estrutura, quanto para a manivela.
  4. Para fazer a manivela, utilize a peça restante e trace uma linha de centro com compasso ou com uma das tampas dos potinhos. Faça dois círculos, um após o outro, criando o desenho da manivela a ser cortada. Imagem 2
  5. Para fazer os cortes laterais desta peça, trace a linha de centro de referência e marque a metade da largura da peça. Neste caso, utilize o meio para traçar o círculo, com 9,7 cm de raio. Em seguida, complete o desenho à mão para fazer a base da árvore. Imagem 3
  6. Repita o procedimento na outra peça. No entanto, dessa vez o corte deve feito com serra tico-tico e lâmina de corte curvo.
  7. Os furos nas peças laterais e na manivela devem ser feitos no centro de cada círculo, com a broca correspondente à espessura do cabo de vassoura. Depois de fazer os furos, risque, também, as linhas de referências para utilizar na montagem da parte de baixo das laterais. Depois, lixe as peças para remover as marcas do lápis.
  8. Para a montagem, trace na base os pontos de fixação dos parafusos, até a metade da medida da espessura, neste caso 1 cm, com distância de 6 cm de cada borda. Monte primeiro uma das laterais e depois a outra; não se esqueça de fazer o pré-furo, para não rachar o material. Imagem 4
  9. Após fixar as laterais, você terá a medida do comprimento do caibro a ser cortado: desconte as duas laterais e mais 5 mm, ou seja, 37 cm – 4,5 cm = 32,5 cm. Imagem 5
  10. Transfira esta medida para o caibro e risque a furação do eixo nas pontas, marcando com um x.
  11. Feita a furação do eixo, o pino deve ter a seguinte medida: profundidade do eixo mais a espessura da lateral e 2 mm de folga, ou seja: 5 cm + 2 cm + 2 mm = 7,2 mm.
  12. Na outra ponta é a profundidade do eixo (2 mm de folga), a espessura da lateral (2 mm de folga) e a espessura da manivela, ou seja: 5 cm + 2 mm + 2 cm + 2 mm + 2 cm = 9,4 mm.
  13. Corte um pino de 5 cm de comprimento para ser a parte que você usará para girar a manivela.
  14. Para fixar o pino do eixo, coloque cola apenas no furo do eixo (e não no pino), para não colar a lateral.
  15. Por fim, para fixar os potinhos, utilize parafusos ou fita dupla face de silicone.
  16. Pronto! Finalize seu porta-temperos com óleo mineral e ele estará pronto para ser utilizado.

Os episódios da websérie Marcenaria Einhell são lançados de um a dois por mês, de segunda-feira, preferencialmente às 21h, no canal da Einhell Brasil no YouTube. Gostou? Então, clique aqui e se inscreva para ser avisado dos próximos episódios. Nos acompanhe, também, em nossas redes sociais – Facebook, Instagram e LinkedIn – e fique sabendo em primeira mão todas as novidades sobre nossas ferramentas e lançamentos de produtos.

Até a próxima!

Related Posts