fbpx

Marcenaria Einhell: Aprenda a fazer um porta-vinhos

No segundo episódio da websérie Marcenaria Einhell, o professor Fernando ensina os inscritos do canal da Einhell Brasil no YouTube a fazerem um lindo porta-vinhos, a partir de uma técnica de encaixe super versátil, que dispensa o uso de parafusos. Com poucos materiais e em alguns simples passos, é possível deixar o cantinho das bebidas muito mais bonito e moderno.

Para este projeto, você vai precisar de:

• 1 chapa de MDF 92 cm x 63 cm de 15 mm
• Verniz ou tinta (opcional)

No quesito ferramentas, utilizamos as seguintes:

Serra Circular de Bancada TC-TS 2025/1 U
Serra de Esquadria TC-SM 2131/1 Dual
Serra Tico-Tico TE-JS 18 Li Solo

PASSO A PASSO

  1. Corte a chapa de MDF nas seguintes medidas: 4 peças de 15 cm x 55,5 cm; 4 peças de 15 cm x 21,5 cm; e 3 peças de 15 cm x 20 cm – reserve estas últimas para o passo número 9. (Imagem 1) Clique aqui e baixe o pdf com as indicações de corte.
  2. Para esta técnica de encaixe, utilizaremos a espessura como referência de corte da seguinte forma: nas peças maiores, marque o meio da largura em, pelo menos, dois pontos. Risque todo o comprimento das peças, nas faces da frente e de trás. (Imagem 2)
  3. Deixe um espaço de 1,5 cm da borda e de 1,5 cm para corte, com intervalo de 15,5 cm. (Imagem 3)
  4. O mesmo procedimento deve ser repetido nas peças maiores.
  5. Os cortes devem ser feitos por dentro da linha de marcação para não ficarem com muita folga, e podem ser ajustados com uso de lixa grossa ou uma grosa (ferramenta manual de desbaste em madeira), a fim de que as peças se encaixem de maneira fácil, sem forçar.
  6. Em seguida, lixe todas as peças obtidas.
  7. Agora, com todas as peças cortadas e lixadas, é hora de montar o projeto: coloque duas das peças grandes com os cortes para cima, e, outras duas grandes, encaixe pelos cortes do meio da peça, formando um X.
  8. Nas quatro extremidades, encaixe as peças menores, fechando a estrutura.
  9. Caso queira fazer um upgrade em seu projeto, encaixe as três peças de 15 cm x 20 cm no topo do porta-vinhos e/ou nos vãos laterais, conforme preferir.
  10. Finalize com verniz ou tinta a base de água na cor que você desejar. Observação: neste último caso, o MDF incha e pode impossibilitar que você desmonte o porta-vinhos quando precisar.

Os episódios da websérie Marcenaria Einhell serão lançados de um a dois por mês, de segunda-feira, preferencialmente às 21h, no canal da Einhell Brasil no YouTube. Gostou? Então, clique aqui e se inscreva para ser avisado dos próximos episódios. Nos acompanhe, também, em nossas redes sociais – Facebook, Instagram e LinkedIn – e fique sabendo em primeira mão todas as novidades sobre nossas ferramentas e lançamentos de produtos.

Até a próxima!

Related Posts