fbpx

Marcenaria Einhell: Como fazer uma luminária passo a passo

No quinto episódio da websérie Marcenaria Einhell, você vai aprender com o professor Fernando o passo a passo para construção de uma luminária de mesa. Com ela, você vai deixar seu escritório ou cantinho da leitura muito mais charmoso e com a sua cara. Ao final, você ainda poderá escolher entre deixar a peça natural ou pintá-la da cor que quiser.

Para este projeto, você vai precisar de:

• 1 chapa de MDF 40 cm x 35 cm com 15 mm de espessura
• 1 chapa de MDF 60 cm x 10 cm com 3 mm de espessura
• 1 fio paralelo 2 cm x 1,5 cm x 1,5 m
• 1 pino macho de tomada
• 1 interruptor pera
• 1 soquete para lâmpada
• 1 lâmpada spot LED 4,8 W
• 3 parafusos franceses 1/4 x 2 polegadas com arruelas
• 3 porcas borboletas
• Parafusos Chipboard Âncora
• Cola para madeira

No quesito ferramentas, utilizamos as seguintes:

• Serra Circular TE-CS 18/165 Li Solo
• Serra Tico-Tico TE-JS 18 Li Solo
• Parafusadeira/Furadeira TC-CD 18/35 Li Solo

PASSO A PASSO

  1. Corte a chapa de MDF nas seguintes medidas: 4 unidades de 3 cm x 40 cm e 1 unidade de 23 cm x 23 cm. (Imagem 1) Clique aqui e baixe o pdf com as indicações de corte.
  2. Em seguida, corte uma peça de 3 cm x 40 cm em 4 peças de 9 cm de comprimento. (Imagem 1)
  3. Faça os furos nas peças a fim de realizar a montagem. Para isso, meça na extremidade um quadrado de 3 cm, o mesmo da largura da peça.
  4. Repita o processo em ambas as extremidades das 3 peças de 40 cm, e em uma de 9 cm.
  5. Nas outras duas de 9 cm, faça em apenas um das extremidades, bem como o pré furo para fixação na base, como apresentado ao lado. (Imagem 2)
  6. Inicie a montagem furando a base para fixação das peças da estrutura.
  7. Passe cola nas peças que serão fixadas à base e parafuse as mesmas. (Imagem 3)
  8. Logo depois, monte a primeira haste parafusando no suporte da base com parafuso francês, arruela e porca borboleta. (Imagem 4)
  9. Para a próxima montagem, utilize duas hastes, bem como a haste de fixação da cúpula da luminária com os mesmos tipos de parafusos. (Imagem 5)
  10. Os cortes da cúpula devem ter as seguintes medidas: 3 peças de 10×10 cm e 2 peças de 9,4×10 cm; utilize MDF de 3 mm. (Imagem 6)
  11. As peças de 10×10 cm de cor azul irão compor as paredes externas e o fundo da cúpula, enquanto as peças de 9,4×10 cm serão as laterais internas, conforme ao lado. (Imagem 7) Use cola branca para fixação das peças conforme ao lado.
  12. Faça um furo na base da cúpula, para passagem do fio elétrico, antes de montar na estrutura a peça.
  13. Fixe a cúpula na estrutura com cola branca e parafuso para madeira na parte interna. (Imagem 8)
  14. Com a montagem da estrutura completa, faça a instalação elétrica do conjunto, iniciando pela instalação do soquete da lâmpada. Conecte os dois fios, um em cada fio do soquete, e faça a passagem do fio pelo furo – o soquete tem um alojamento para parafuso para fixar no fundo da cúpula.
  15. No meio do comprimento do fio, instale o interruptor tipo pera. Apenas um dos fios deve ser descascado e conectado dentro do interruptor; o outro, apenas passe por dentro do mesmo.
  16. Para finalizar a parte elétrica, faça a instalação do pino para tomada: descasque as duas pontas do fio, abra o pino, conecte um fio em cada pino e feche.
  17. Coloque a lâmpada escolhida e teste sua nova luminária. Caso queira, finalize a peça com tinta ou Polistein transparente.

Os episódios da websérie Marcenaria Einhell são lançados de um a dois por mês, de segunda-feira, preferencialmente às 21h, no canal da Einhell Brasil no YouTube. Gostou? Então, clique aqui e se inscreva para ser avisado dos próximos episódios. Nos acompanhe, também, em nossas redes sociais – Facebook, Instagram e LinkedIn – e fique sabendo em primeira mão todas as novidades sobre nossas ferramentas e lançamentos de produtos.

Até a próxima!

Related Posts