fbpx

Marcenaria Einhell: Construa um jardim vertical para sua casa

No quarto episódio da websérie Marcenaria Einhell, o professor Fernando te ajuda a construir um jardim vertical em poucos passos. Dá pra colocar na sua varanda ou até mesmo numa parede interna da sua casa ou apartamento, dependendo das plantas que você quer cultivar.

Para este projeto, você vai precisar de:

• 3 paletes
• 150 parafusos Chipboard 20 mm
• Cola para madeira
• Polisten Imbuia
•  8 vasos com plantas

No quesito ferramentas, utilizamos as seguintes:

Serra Circular TE-CS 18/165 Li Solo
Parafusadeira/Furadeira TE-CD 18/40 Li +69
Lixadeira Orbital TC-OS 18/187 Li Solo
Serra de Esquadria TC-SM 2131/1 Dual

PASSO A PASSO

  1. Desmonte os paletes de modo a obter 15 ripas de 80 cm x 6 cm x 1 cm, três ripas de 1,10 cm x 6 cm x 1 cm, duas ripas de 7 cm x 3 m x 2 cm, e uma ripa de 7 cm x 2 m x 2 cm. Clique aqui e baixe o pdf com as indicações.
  2. Reserve as ripas de 80 cm, bem como as de 1,10 cm. As demais, corte nas seguintes medidas: 18 pedaços de 7 cm x 15 cm e 18 pedaços de 7 cm x 11 cm.
  3. Hora de montar o estrado (a base) do seu jardim: coloque as ripas de 1,10 cm na vertical.
  4. Distribua as ripas de 80 cm na horizontal e as fixe com dois parafusos por ponto de fixação.
  5. Lixe o estrado para tirar toda a rebarba dos paletes. Você pode iniciar usando uma lixa mais grossa, depois passar para uma média e, por último, uma mais fina, até conseguir um acabamento bem bonito.
  6. Agora, você vai construir os cachepots: com as ripas que sobraram, construa nove unidades medindo 12 cm x 12 cm, com 6,5 cm de altura interna e 7,5 cm externa. Para montar cada um deles, utilize cola e parafusos, a fim de garantir que eles resistam aos vasos.
  7. Lixe todos os cachepots para tirar as rebarbas dos paletes.
  8. Finalize o estrado com Polistein Imbuia para proteger a madeira e ela ficar um pouco mais escura.
  9. Fixe os cachepots no estrado com apenas um parafuso. Intercale cada um para que eles não fiquem alinhados, ou da forma que achar melhor, de acordo com a altura das plantas que você irá cultivar.
  10. Deixe os cachepots sem acabamento, pra ficarem com aspecto rústico. No máximo, passe óleo mineral para proteger a madeira – o óleo mineral não intoxica as plantas.
  11. Fixe seu jardim vertical no local de sua preferência, adicione os vasinhos com plantas e pronto!

Os episódios da websérie Marcenaria Einhell são lançados de um a dois por mês, de segunda-feira, preferencialmente às 21h, no canal da Einhell Brasil no YouTube. Gostou? Então, clique aqui e se inscreva para ser avisado dos próximos episódios. Nos acompanhe, também, em nossas redes sociais – Facebook, Instagram e LinkedIn – e fique sabendo em primeira mão todas as novidades sobre nossas ferramentas e lançamentos de produtos.

Até a próxima!

Related Posts